African History in debate

O ciclo de palestras “História da África em debate”, organizado pelo Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais do ICS-ULisboa e o grupo de pesquisa Áfricas UERJ/UFRJ, tem como objetivo debater as experiências, práticas e metodologias de pesquisa no campo da História da África. Serão, ao todo, seis encontros, ao longo de 2021, que pretendem trazer perspectivas singulares, assim como novos olhares para temáticas historiográficas clássicas. Cada encontro contará com o debate de um texto do/a palestrante convidado, previamente disponibilizado ao público inscrito no ciclo. As inscrições para cada uma das sessões serão feitas via formulários online disponíveis em nossa página do Facebook. O ciclo decorrerá via plataforma Zoom, às 14h (Brasília), com a necessidade de inscrição prévia e serão fornecidos certificados. Mais informações em: https://www.facebook.com/Africa.em.debate/

Programação (2022):

1. Ana Paula Tavares (Universidade de Lisboa). Tema: Literatura e nacionalismo em Angola. Data: 19 de Maio.

2. Carlos Fernandes (Universidade Eduardo Mondlane). Tema: Intelectuais e a formação do Estado moçambicano. Data: 9 de junho.

3. Cláudia Castelo (ICS-ULisboa). Tema: Aldeamentos e colonatos em Moçambique em tempos de guerra (1960-1970). Data: 30 de junho.

Programação (2021):

1. Michel Cahen (Centre National de la Recherche scientifique). Tema: Arquivos coloniais e pós-coloniais. Data: 13 de Abril.

2. Marissa Moorman (Indiana University). Tema: Rádio, lutas de libertação e nação. Data: 18 de Maio.

3. Liazzat J. K. Bonate (University of the West Indies). Tema: Literacia em contextos islâmicos africanos. Data: 15 de Junho.

4. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED – Huila). Tema: Ciências Sociais e colonialismo. Data: 14 de Setembro.

5. Catarina Laranjeiro (IHC-NOVA). Tema: Cinema, lutas de libertação, nação e pós-colonialismo. Data: 19 de Outubro.

6. Rita Chaves (USP). Tema: Literatura, escrita de si e o passado africano. Data: 23 de Novembro.

O ciclo conta com o apoio do projeto INDICO – Arquivos coloniais nativos: micro-histórias e comparações financiado através de fundos nacionais pela FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência PTDC/HAR-HIS/28577/2017), e sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.Coordenação: Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e Alexandre Reis (UFF). Organização: Marilda Flores (UNIRIO); Camila Dias da Costa (UERJ); Carolina Bezerra Machado (UFABC); Crislayne Alfagali (PUC-Rio); Lucas Santos (UFF); Noemi Alfieri (ULisboa); Priscila Henriques Lima (UERJ).

This project is funded by FCT (PTDC/HAR- HIS/28577/2017)

English EN Portuguese PT